sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Benfica-U.Leiria, 3-0 Três golos para a liderança isolada


O Benfica alcançou esta quarta-feira a merecida liderança da Liga portuguesa. Apesar de receber a União de Leiria, actualmente no quinto lugar da competição, a equipa de Jorge Jesus demonstrou uma enorme superioridade, marcando três golos sem resposta.
Com a ausência de Carlos Martins por castigo, o médio brasileiro Ramires foi a novidade no lado direito do onze “encarnado” relativamente ao último jogo com o Vitória de Guimarães.

Perante um adversário instalado no seu sector mais recuado, o Benfica começou por criar perigo num livre de Cardozo. O pontapé do paraguaio saiu ligeiramente por cima da barra dos leirienses (5’).
O mesmo jogador não perdoou aos 10 minutos depois de uma excelente combinação entre os argentinos Aimar e Saviola. O avançado argentino entrou pelo lado esquerdo e cruzou para o cabeceamento certeiro de Cardozo, que apontou o 16.º golo na Liga portuguesa.
O número sete “encarnado” voltou a tentar a sua sorte aos 21 minutos, mas o cabeceamento não saiu com a força e a colocação suficiente para surpreender o guarda-redes Duricic. Apesar de estar a perder desde muito cedo, a estratégia da União de Leiria não mudou um milímetro relativamente ao início do desafio, o que significa que o Benfica foi a única equipa a trabalhar para chegar à baliza contrária.
Em mais uma boa jogada de futebol, agora pela direita do ataque, o Benfica ficou muito perto de ampliar o marcador. Maxi Pereira colocou a bola em Luisão e o brasileiro rematou para uma defesa difícil do Duricic (28’). Aos 36, Di María também tentou alvejar a baliza com um remate de fora da área, mas o guarda-redes visitante voltou a fazer uma defesa para canto (36’). Em período de descontos, Cardozo teve mais um livre e só não marcou devido à intervenção complicada do guardião leiriense.

Pressão e golo

O Benfica entrou a pressionar muito alto no início do segundo tempo para alcançar rapidamente o golo da tranquilidade. Depois de um remate de Saviola ter sido desviado por Diego Gaúcho com o braço, ficando uma grande penalidade por assinalar (48’), e outro de Fábio Coentrão passar por cima da barra (49’), a equipa chegou ao segundo golo numa arrancada de Saviola (60’).

Apesar de estar a perder por 2-0, a União de Leiria não mostrou uma intenção clara para incomodar a baliza do Benfica. Quando tentaram esboçar alguns ataques, os visitantes esbarraram sempre no acerto defensivo da equipa orientada por Jorge Jesus.
Di María, aos 71 minutos, esteve muito perto de fazer o 3-0, no entanto, o remate saiu ao lado do poste da baliza da União de Leiria. Os visitantes ficaram depois reduzidos a dez unidades devido à expulsão por acumulação de amarelos de Elias (74’), o que permitiu ao Benfica fazer uma melhor gestão do encontro. Com vários jogos num curto espaço de tempo neste mês, a equipa de Jesus controlou os últimos minutos do desafio. Ainda assim, o recém-entrado Ruben Amorim teve tempo para fazer um bom golo perto do apito final do árbitro (89’).
Com este resultado expressivo no jogo antecipado da 20.ª jornada, o Benfica assumiu a liderança isolada com 45 pontos.
O Benfica apresentou o seguinte onze: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ramires (Ruben Amorim, 81’), Pablo Aimar (Éder Luís, 72) e Di María, Cardozo e Saviola (Kardec, 84’).

Nenhum comentário:

Postar um comentário