quarta-feira, 14 de abril de 2010

Benfica-Sporting, 2-0 Vitória com magia de Aimar






O Benfica deu esta terça-feira mais um passo importante rumo à conquista do título nacional, ao vencer em casa o Sporting por 2-0. Foi um dérbi resolvido na segunda parte e com a classe do argentino Pablo Aimar. Com este resultado na 26.ª jornada da Liga portuguesa, os “encarnados” ficaram novamente com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Foram duas as novidades apresentadas por Jorge Jesus no onze inicial. Com ausência de Maxi Pereira por castigo, Ruben Amorim ocupou o lado direito da defesa. No ataque, o treinador optou por Éder Luís para fazer dupla com Cardozo, deixando Pablo Aimar no banco de suplentes.

Foi mais um adversário preocupado a defender e a perder tempo sempre que tinha oportunidade que o Benfica encontrou durante a primeira parte. A percentagem de posse de bola a dois minutos do intervalo espelhava o domínio “encarnado”, uma vez que assinalava 61% a favor do Benfica e 39% para os visitantes.

Mesmo com a condicionante de encontrar um oponente muito fechado nas suas linhas, o Benfica esteve três situações claras para abrir o marcador na Luz, todas através de cabeceamentos. No entanto, Javi Garcia (19’), Éder Luís (40’) e Cardozo (45’) não foram felizes nos lances e o resultado foi para o intervalo com um nulo.

O treinador Jorge Jesus mexeu na equipa para o início do segundo tempo, fazendo entrar Aimar para o lugar de Éder Luís. O Benfica passou a conseguir desbloquear melhor os caminhos para a baliza adversária e as oportunidades começaram a surgir com muita frequência. David Luiz (50’), Carlos Martins (56’) e Fábio Coentrão (57’) estiveram muito perto de conseguir o que Cardozo fez aos 67 minutos.

Apesar de já estar a jogar com debilidades físicas, o paraguaio desviou com êxito um cruzamento de Coentrão (67’). Foi já sem Cardozo, substituído por Alan Kardec aos 69', que o Benfica marcou o golo da tranquilidade. Ramires desmarcou Aimar e este arrancou isolado para a grande área contrária, onde marcou após contornar o guarda-redes visitante (78').

E o Sporting não sofreu mais um porque Ruben Amorim, aos 89 minutos, viu o seu remate passar ao lado da baliza do Sporting.

Depois de uma primeira parte equilibrada, o Benfica puxou dos galões e obteve uma vitória clara e inequívoca sobre o grande rival, que simplesmente não existiu no segundo tempo, o que demonstra a grande união e qualidade da equipa “encarnada”. Falta cada vez menos para alcançar o objectivo que todos os benfiquistas desejam.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Quim; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins (Airton, 86’) e Di María; Éder Luís (Aimar, 46’) e Cardozo (Kardec, 69’).

Nenhum comentário:

Postar um comentário